O Metro de Lisboa vai ter um horário reduzido na véspera e no dia de Natal. Os serviços encerram dia 24 às 22:00 e voltam a abrir às 08:00. Na passagem de ano poderá também não haver o habitual prolongamento de horário.
“A exemplo de anos anteriores, face à acentuada redução da procura habitualmente verificada na noite de Natal e no dia de Natal, o Metropolitano de Lisboa encerrará o serviço de exploração às 22h00 de dia 24 de dezembro e recomeçará a exploração às 08h00 de dia 25 de dezembro”, avança a empresa em comunicado.
Esta alteração corresponde a um encerramento três horas mais cedo na véspera de Natal e a uma abertura uma hora e meia mais tarde no dia 25. No horário regular, o Metro de Lisboa fecha às 01:00 e abre às 06:30.
Metro de Lisboa não deverá prolongar atividade na Passagem de Ano
Depois da empresa ter suspendido o processo negocial, face à crise política que atingiu o país, os sindicatos dizem não haver condições para que os trabalhadores participem na operação da noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro.
No final da quarta reunião com o conselho de administração do ML, que decorreu no dia 5 de dezembro, os sindicatos divulgaram que a empresa "transmitiu que face à atual situação política e às dificuldades naturais de não ter orientações tutelares, entende suspender das reuniões do regulamento de carreiras".
Em comunicado, as organizações sindicais referiram que "face a esta posição (...) estão de acordo com a suspensão do processo negocial neste modelo".
E lamentaram também a posição exposta pelo ML, frisando que "ao longo das reuniões a empresa manteve sempre uma posição muito intransigente face as propostas apresentadas".
"Recordamos ainda que num processo negocial deve existir sempre discussão das propostas feitas por todos os interlocutores, o que infelizmente neste processo nunca aconteceu", sublinharam.