No próximo ano o Algarve vai ter um parque natural marinho. A aprovação conseguida esta semana, em conselho de ministros, faz do Parque Pedra do Valado a primeira área marinha protegida a ser criada em 25 anos em Portugal.
O projeto foi liderado pela Fundação Oceano Azul e o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, que envolveu a participação de 80 entidades, incluindo pescadores, hoteleiros, associações e empresas marítimo-turísticas.
Aprovada a classificação de parque natural, segue-se agora a implementação do plano de gestão e da regulamentação, prometendo 2024 ser um ano de mudanças.
Os pescadores da região foram envolvidos no processo, entendo a maioria a necessidade de proteção deste viveiro natural.
Os pescadores de Quarteira têm sido os mais contestatários e chegaram mesmo a manifestar-se durante o verão, pois receiam que as suas 50 embarcações que operam na Pedra do Valado sejam das mais penalizadas.
A iniciativa, que fica na alçada do Ministério do Ambiente, cumpre os objetivos europeus da biodiversidade e de ter 30% do mar comunitário com estatuto de proteção