País

Massa de ar polar traz descida das temperaturas, chuva nem vê-la

As temperaturas começaram a descer a partir desta terça-feira. O frio vai sentir se, sobretudo no Interior Norte e Centro. Tudo por causa de uma massa de ar polar que está a caminho de Portugal Continental e parece que até vem com algum atraso.

Luís Manso

Ana Lemos

A um mês do início do inverno, as temperaturas estão agora dentro daquilo que é esperado no outono. Nos próximos dias, em algumas regiões de Portugal continental, as temperaturas vão cair até sete graus.

As mínimas no Interior Norte e Centro vão rondar 0ºC, 3ºC ou 5ºC, já as máximas em certos distritos vão estar abaixo dos 10ºC. Na zona costeira e no Centro e Sul, as máximas vão rondar os 15º/18ºC e as mínimas estarão abaixo dos 10ºC.

Mas, explica à SIC o meteorologista Bruno Café, esta “é uma situação perfeitamente normal para esta altura do ano”.

"Aliás, esta descida das temperaturas até é mais contrastante com as temperaturas mais elevadas que temos tido nos últimos dias, bem acima do que é a média para esta altura do ano. Agora com esta descida ficamos com temperaturas mais semelhantes ao que é esperado nesta época”, refere.

Bruno Café diz ainda que a esta descida das temperaturas “está também associada a um aumento da intensidade do vento, em particular no Litoral e nas terras altas”. O frio vai fazer-se sentir e, admite, causar “um maior desconforto térmico”.

Mas, “para além da descida de temperatura mínima na quarta-feira”, nos dias seguintes “não haverá grandes alterações” e o vento vai até “enfraquecer”:

O frio, esse, veio para ficar e vai manter-se, pelo menos, até ao final desta semana. Já a chuva não está, para já, no horizonte das previsões dos meteorologistas.

Últimas