Consulta aberta

Tem febre? Não tome banhos frios, não use toalhas molhadas e não abra as janelas

A febre é uma das principais preocupações que chegam à consulta aberta. Afinal, porque temos febre? Antes de falar sobre o que é e como se trata, vamos perceber como se mede, porque a mão ou beijinho na testa a que nos habituaram os nossos avós não é a forma mais fidedigna. 

Margarida Graça Santos

De forma simples assume-se que qualquer medição acima de 38º C corresponde a febre. Mas pode ser considerada febre com valores mais baixos se a temperatura for medida na boca, axila ou ouvidos.

A febre, por si só, não é uma doença. É, na maioria das vezes, o resultado da ativação do sistema imunitário, que usa esta estratégia para combater a infecção por vírus ou bactérias, por exemplo.

Há três perguntas importantes a que devemos estar atentos, se a resposta for sim a alguma delas, fale com o seu médico para perceber qual será o tratamento mais adequado.

Descubra como se deve avaliar a febre no vídeo da Consulta Aberta desta semana.

Para já, fique a saber que as medidas de arrefecimento como banhos frios, abrir janelas, ou usar toalhas molhadas, não estão recomendadas, porque o mais provável é aumentarem ainda mais o desconforto.


Últimas