A campanha "Taxa Zero ao Volante" regressa às estradas do país na próxima madrugada.
O objetivo é alertar e sensibilizar os condutores para os riscos da condução sob a influência de álcool.
No ano passado, uma em cada três vítimas mortais apresentava uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 gramas por litro, o valor máximo permitido por lei, e três em cada quatro destes condutores tinham pelo menos 1,2 gramas por litro, valor já considerado crime.
A partir da madrugada desta quarta-feira começa a campanha de segurança rodoviária "Taxa Zero ao Volante" que se prolonga até 6 de novembro.
"Hoje em dia cada vez mais precisamos de alertar os condutores porque de facto verifica-se que os números não reduzem tanto quanto gostaríamos", disse a Subintendente Sofia Gordinho, comandante da PSP, acrescentando "é uma coisa que nos preocupa e por isso não podemos ficar indiferentes e temos que criar atividades que possam diminuir e de alguma forma tornar as nossas ruas mais seguras para todos".
A GNR e a PSP vão estar em vários pontos do país para sensibilizarem e fiscalizarem quem anda na estrada.
"Temos cada vez mais um policiamento orientado e temos o cuidado de fazer algum estudo prévio relativamente aos locais onde existe maior sinistralidade", garantiu a comandante da PSP que alertou "estes locais de modo geral são escolhidos especialmente pela sinistralidade existente neles mesmos".
No próximo mês, a campanha "Taxa Zero ao Volante" volta à estrada e será a última vez este ano.