Para perceber a dimensão do incómodo que está a causar o anunciado aumento do Imposto Único de Circulação (IUC) para os automóveis anteriores a 2007, basta aceder ao site da petição online contra a iniciativa. São já mais de 260 mil os subscritores.
O jornal Expresso garante que até o próprio PS está incomodado com o aumento e alguns deputados socialistas ponderam propor alterações ao Governo. A ideia é tentar aliviar o peso que a medida terá na população com menos capacidade financeira, como conhecem bem os proprietários de algumas oficinas.
“O cliente em geral que tem um carro de 2003, 2004 ou 2007 é porque não pode ter um carro de 2011 para a frente, ora se tem um carro de mil ou dois mil euros é porque não pode ir mais além”, diz Luís Martins, da oficina Miniauto Simões e Martins.
Para evitar um aumento drástico num só ano, a proposta do Governo prevê um limite de agravamento de 25 euros por veículo no próximo ano, mas deixa em aberto o que acontecerá a partir de 2025.
O Expresso adianta que há deputados socialistas que exigem ao Governo, pelo menos, o compromisso de pôr tetos anuais de aumento nos anos seguintes.
Aumento rende 85 milhões de euros só em 2024
O aumento do IUC vai render aos cofres do Estado 85 milhões de euros só para o ano e, admite António Costa, há de compensar o que desce. No debate quinzenal, o primeiro-ministro defendeu, depois de confrontado pela IL, que o aumento vai mesmo para avançar porque se trata de proteger o ambiente.
Argumento que não pega entre alguns socialistas, que sustentam que a fatura ambiental não pode ser paga por quem ganha menos.
Quem pode escolhe, quem não pode aguenta. “[Este aumento] vai afetar principalmente pessoas que têm menos posses porque, também admito que, a maior parte destas pessoas se pudesse comprar um carro novo, comprava”, diz Afonso Arnaldo, fiscalista da Deloitte.
Para o Governo, o aumento é apenas simbólico mas se o proprietário de um veículo de matrícula anterior a 2007 decidir não desfazer-se dele, o valor a pagar pelo IUC pode aumentar daqui a alguns anos uns simbólicos 1000%.
É o que acontece com muitos SUVs e jipes que pagam atualmente cerca de 70 euros de IUC este ano, mas que hão de pagar no limite mais de 770 euros.