Economia

Subida do IUC: aumentos podem ultrapassar 230%

A proposta de Orçamento do Estado quer aumentar o Imposto Único de Circulação para veículos anteriores a 2007. Há subidas que podem ultrapassar os 200 euros em relação aos valores atuais.

Frederico Correia

Frederico Pinto

O antigo Opel de Carlos Nascimento está como novo, pelo menos para as pequenas voltas do dia a dia de um reformado. Mas no próximo ano vai sair mais caro, com a subida do Imposto Único de Circulação (IUC), anunciada na proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).
A mexida no valor do IUC é para os veículos anteriores a 2007. Em Viseu, um carro de 2004, com 1.700 de cilindrada, paga atualmente cerca de 44 euros de IUC.
O automóvel está à venda num stand de usados e este era um dos argumentos para ajudar no negócio. Mas com a subida faseada para os 160 euros, o argumento do vendedor cai por terra.
“As pessoas já começam a ponderar. Estamos a falar de um carro mais antigo e com um valor de IUC que parece o de um carro novo”, diz Carlos Mendes.

Mais de 40 mil assinam petição

Está a decorrer uma petição online com mais de 40.000 subscritores que pedem o fim desta medida para o OE do próximo ano.
A subida em 2024 será de 25 euros, sendo o restante imposto acrescido nos anos seguintes.
Últimas