País

Hospital de Serpa fecha portas e deixa população a depender de Beja, a 60 quilómetros

O Serviço de urgência do hospital de Serpa, que já não funcionava durante a noite desde janeiro, fechou portas no dia 30 de setembro. A população está preocupada, uma vez que a solução é ir ao hospital de Beja que fica a 60 quilómetros de algumas freguesias do concelho.

Daniela Alves

José Ribeiro

Se a situação já era complicada com as urgências encerradas durante a noite no Hospital de S. Paulo, em Serpa, agora é ainda pior. As portas do serviço estão fechadas desde 30 de setembro.

O encerramento do serviço de urgência deixa a população preocupada, até porque, em caso de necessidade, terão de recorrer ao hospital de Beja que fica a 30 quilómetros de Serpa e a 60 quilómetros das freguesias mais a sul.

Os serviços disponíveis têm vindo a diminuir desde 2014, altura em que a gestão do hospital passou para a Santa Casa da Misericórdia de Serpa. Os problemas financeiros levaram agora ao encerramento das urgências.

Em comunicado enviado à redação da SIC, a SCM de Serpa justifica que “devido à grave situação económica que a Instituição atravessa não foi possível garantir disponibilidade de médicos”, por isso o “Serviço de Atendimento Permanente do Hospital de S. Paulo não está em funcionamento” desde dia 30 de setembro.

Apelando “à compreensão de todos”, assegura ainda que procura “exaustivamente” uma solução para restabelecer “um serviço de confiança, digno e de qualidade para a população”.

Notícia atualizada às 15:23

Últimas