País

Regresso às aulas: crianças mudam de escola por falta de condições

A Carolina esteve três anos no mesmo sítio e, por fim, deixou de abrir por falta de condições para manter os 200 alunos. Agora, é uma mudança e terá aulas em contentores. Será a Reportagem Especial do Jornal da Noite.

SIC Notícias

Setembro é o mês do regresso às aulas, de despesas acrescidas para as famílias e de alguma ansiedade para as crianças que frequentam pela primeira vez o ensino básico. O novo ano letivo arrancou para mais de um milhão de alunos.

Este ano, a Carolina vai mudar de escola, porque onde andou os três primeiros anos não vai abrir.

A velha primária dos sininhos, na Póvoa de Varzim, há muito que não reunia as condições necessárias para os cerca de 200 alunos.

As obras de requalificação foram aprovadas pela autarquia em 2021, mas só agora vão arrancar. Carolina vai fazer o 4º ano na escola sede do agrupamento e vai ter aulas em contentores.

“Não me faz diferença, porque acho que tem muito boas condições. ainda outro dia passamos pelo lado e vimos e tem ar condicionado e tudo. Desde que no inverno eles não passem frio e não chova lá dentro”, diz a encarregada de educação.

Com os alunos, vão também os auxiliares e os professores da antiga escola primária. A professora Mariana Couto está a entrar pela primeira vez na sala onde vai dar aulas e quer tornar a sala de aula mais acolhedora, onde apeteça estar e estudar, num ano de muitas mudanças.

Últimas