País

Medidas para travar subida de rendas? Governo diz que é altura de avaliar

A ministra da Habitação sublinha que é um "dever" colocar o património do Estado ao serviço da população. Mas há quem defenda um investimento na construção para influenciar os valores do mercado.

SIC Notícias

O Governo está a avaliar se toma medidas para travar a subida das rendas. A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, garante que, até dezembro, o Executivo irá tomar uma decisão. As previsões apontam para um aumento de quase 7% nas rendas, no início do próximo ano.

Depois do Fundão, a ministra foi ao Entroncamento acompanhar a reabilitação de 40 casas no bairro da Vila Verde, um património que era da CP e que nos próximos meses vai estar ao dispor do arrendamento acessível.

Marina Gonçalves sublinhou o “dever” que o Governo tem de colocar património do Estado ao serviço da população. O Governo quer mostrar obra feita, sobretudo depois do veto do Presidente da República.

Mas o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) chamou a atenção para mais um problema a partir do próximo ano: as rendas podem subir quase 7%. Para já, diz o Governo, é altura de avaliar.

Há quem já peça ao Governo para investir na construção. Na Universidade de Verão do PSD, o socialista Álvaro Beleza defendeu que o Estado “tem de investir mais na habitação”, havendo “casas do Estado” com o objetivo de reduzir os preços praticados pelo mercado.

Últimas