Os 11 bebés com uma bactéria multiresistente, internados na Neonatologia do Hospital de Santa Maria, estão estáveis. O serviço continua isolado sem previsão para voltar a receber novos prematuros.
A situação pode durar semanas ou até meses. Por agora, os pais dos bebés já internados são as únicas pessoas externas ao hospital a entrar no serviço de Neonatologia.
Os prematuros com a bactéria estão bem, mas para controlar o surto foi estabelecido um sistema de visitas escaladas.
O primeiro caso foi detetado na semana passada, num recém-nascido com um quadro de conjuntivite, em que o tratamento não estava a fazer efeito.
A bacteria em causa é relativamente vulgar, pertence a um grupo de bactérias que vivem nos intestinos sem provocar grandes problemas.
A Klebsiella distingue-se por ser mais agressiva. A forma mais frequente com que se manifesta é a pneumonia.
A equipa de especialistas do Santa Maria estuda agora a bactéria para perceber a que antibióticos é sensível.
Morte de um bebé
A ser investigada está também a morte de um bebé. Testou positivo, mas os médicos não encontram uma relação direta entre a bactéria e o óbito.
No total, o surto fez 15 casos. Três prematuros já tiveram alta. Há dois bebés internados, que até agora não foram afetados. Estão a ser testados com frequência.