País

Candidaturas ao Ensino Superior abrem até 7 de agosto

Nesta primeira fase, cada aluno só pode candidatar-se a um total de seis vagas e os resultados são conhecidos a 26 de agosto.

Exames, escola
Canva

SIC Notícias

Arranca esta segunda-feira a primeira fase de acesso ao Ensino Superior. Há 54 mil e 300 vagas disponíveis, mais 670 que no ano passado.

As candidaturas ao Ensino Superior começam esta segunda-feira e podem ser submetidas até dia 7 de agosto. Cada aluno só pode candidatar-se a um total de seis vagas e os resultados são conhecidos a 26 de agosto.

A segunda fase de acesso arranca a 28 e agosto e termina a 5 de setembro.

Face aos números anunciados em abril para o próximo ano letivo, há agora mais 11 cursos com um total de 275 vagas em nove instituições de ensino superior.

O ministério atualizou também o portal Infocursos, que disponibiliza dados e estatísticas sobre cursos superiores, para apoiar o processo de decisão dos estudantes no momento de escolher os seus cursos.

Segundo o ministério, consideradas todas as vias de ingresso ao ensino superior público e privado - incluindo os concursos locais artísticos, candidatos maiores de 23 anos, estudantes internacionais, titulares de cursos superiores e pós-secundários, situações de mudança de curso, diplomados de vias profissionalizantes e ingresso em Medicina por licenciados - o número total de vagas para o ensino superior em 2023/2024 ascende a cerca de 100.000 vagas.

A disponibilização, pela primeira vez, de um contingente prioritário de estudantes economicamente carenciados (beneficiários de escalão A da ação social escolar), com 2.028 vagas, para cursos em todas as instituições de ensino superior públicas e o alargamento, para cerca de 3.800 vagas, do contingente prioritário para emigrantes, familiares e lusodescendentes para a 2.ª fase do concurso são outras novidades.

Últimas