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Ensino secundário: médias do exames nacionais acima dos 10 valores, exceto uma

O Ministério da Educação revelou esta segunda-feira os resultados relativos à 1.ª fase dos exames nacionais de 2022/2023, feitos pelos alunos do ensino secundário. Este ano só uma disciplina não alcançou uma média acima de 10 valores, e não é nenhuma das provas de Matemática.

Sapadsorn Harnbumrungkit/EyeEm

SIC Notícias

Os alunos do secundário obtiveram melhores resultados a Português, Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) e Matemática B, mas pioraram no exame de Matemática A, História da Cultura e das Artes, Geografia A, História A e Geometria Descritiva A, quando comparados com os exames do ano passado.

Este ano, houve 263.626 inscrições na 1.ª fase dos exames, tendo sido realizadas 208.646 provas. Biologia e Geologia foi o exame que contou com o maior número de inscritos (38.617), seguindo-se Português com 34.065 e Matemática A com 33.749.

A Português, a média das classificações da 1ª fase este ano foi de 12,5 valores, enquanto no ano passado tinha sido de 10,9 valores, de acordo com dados disponibilizados pelo Júri Nacional de Exames (JNE).

Já a Matemática, registou-se uma ligeira descida da média nacional, que passou de 11,9 valores para 11 valores, ainda assim a média é positiva. História A também registou uma descida, de quase uma décima, passado de 12,3 em 2022 para 11,5 valores este ano.

Geometria Descritiva A é a única disciplina em que a média é inferior a 10 valores, das quase sete mil provas, a média de 9,7 valores.

Os exames, com um número de inscritos superior a 2.500 inscritos, que apresentaram uma classificação média mais elevada foram Inglês, com 14,8; Desenho A, com 13,7 e Português, com 12,5.

O JNE salienta que "das 25 disciplinas sujeitas a exame final (...), 10 exames subiram a média, dois mantiveram e (...) as restantes não houve subidas ou descidas significativas".

Pelo terceiro ano consecutivo, os alunos do secundário apenas tiveram de fazer os exames nacionais para efeitos de acesso ao ensino superior e não para a conclusão das respetivas disciplinas. Esta alteração aconteceu na sequência da pandemia e têm-se mantido.

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