País

Provas de aferição digitais decorrem "dentro de uma relativa normalidade"

Esta segunda-feira, foi a vez de testar os conhecimentos dos alunos do 8.º ano sobre ciências naturais e físico-química. As provas terminam a 20 de junho.

SIC Notícias

Este ano o papel e a caneta deram lugar ao computador. Pela primeira vez em Portugal, as provas de aferição estão a ser realizadas em formato digital. Esta segunda-feira, os alunos do 8.º ano foram avaliados nas disciplinas de ciências naturais e de físico-química.

“No início tivemos alguns constrangimentos ao nível digital, que estão a ser corrigidos. E também as provas de aferição servem aferir o funcionamento deste material digital e das condições digitais que temos nas escolas. As informações que temos é que as provas estão a decorrer dentro de uma relativa normalidade”, adiantou à SIC Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas.

Ainda que as avaliações coincidam com uma greve de professores - que decorre ainda na quarta-feira, assim como nos dias 15 e 20 deste mês-, esta estará “a ser realizada em termos muito residuais”, refere Filinto Lima, admitindo que ainda “possa haver alguns constrangimentos técnicos” na realização das provas.

As provas de aferição eletrónicas são feitas por alunos do 2.º, do 5.º e do 8.º ano de escolaridade. O objetivo é de que em 2025 todos os exames nacionais e provas de aferição, incluindo do 9.º ano e do ensino secundário, sejam realizados de forma digital. Até lá, esperam-se melhorias por parte das escolas e do Governo.

As provas de aferição terminam a 20 de junho.

Últimas