País

Greve dos professores em Portalegre "está a ser um grande sucesso"

Apesar dos números ainda não estarem fechados, os sindicatos apontam para uma adesão perto dos 100%. O protesto deixou os alunos do distrito de Portalegre sem aulas.

MANUEL DE ALMEIDA

SIC Notícias

A greve distrital dos professores decorre, esta terça-feira, em Portalegre. Foi convocada pela Fenprof e por mais sete estruturas sindicais. Segundo os sindicatos, a adesão dos docentes é bastante alta

Na cidade de Portalegre, os professores já se manifestam contra a falta de respostas do Governo. Pelas 10:30 está marcada uma concentração de professores, na Praça da República. Também em Elvas decorrem protestos.

José Janela, do Sindicato dos Professores da Zona Sul, avança que na escola secundária José Régio, “a adesão dos professores à greve é de 100%”. O sindicalista sublinha que o protesto “está a ser um grande sucesso” e conta que os professores têm recebido apoio dos alunos e encarregados de educação.

As reivindicações dos docentes mantêm-se nesta greve distrital que vai já no 13.º dia. Reivindicam o fim da precariedade dos professores contratados, que continuam sem vínculo após vários anos de serviço – “alguns há décadas” –; criticam da burocratização do ensino; alertam para o perigo da municipalização do ensino e queixam-se das quotas na progressão da carreira.

“Era suposto eu estar quatro anos no quarto escalão e estive 15 anos”, conta um dos professores em luta. “O sistema de quotas é castrador, não permite que tenhamos uma progressão digna na carreira. Imagine só a quantidade de dinheiro que perdi nestes 15 anos, é uma afronta.”

Para dia 11 de janeiro está prevista uma manifestação nacional em Lisboa. O sindicato está já a preparar a logística e José Janela avança que, de Portalegre, já há “vários autocarros” cheios para levar os docentes à capital.

“O Governo tem de atender os professores e tem de ser agora. Este ano letivo não vai ter calma nenhuma se o Governo não atender os nossos pedidos”, remata.

Últimas