Um prédio na avenida Almirante Reis foi consumido pelas chamas. Não há vitimas a registar, mas o edifício foi totalmente consumido pelo fogo.
De acordo com a rádio TSF, apenas um sem-abrigo recorreu ao pavilhão para pernoitar, mas já esta manhã muitas pessoas estavam a tomar o pequeno-almoço nas instalações da Graça.
"A Câmara Municipal de Lisboa decidiu antecipar o plano de contingência porque temos temperaturas muito baixas, embora não tenhamos chegado aos três graus. No pavilhão que instalámos na Graça foram feitos 42 atendimentos (...), foram servidas 82 refeições e houve 16 pessoas que quiseram tomar banho", afirmou o vereador da Educação e Direitos Sociais da autarquia de Lisboa.
O vereador disse também que foram igualmente entregues várias roupas e agasalhos e que foram feitos "quase 20 encaminhamentos para centros de acolhimentos para dormidas".
"Houve várias equipas de técnicos na rua a distribuir informação e a transportar para o pavilhão da Graça quem necessitou e quis ir até ao pavilhão", acrescentou.
Questionado pela Lusa sobre até quando a autarquia pretendia ter o centro instalado no pavilhão desportivo da Graça, Ricardo Robles disse que a Câmara vai manter a operação "enquanto as temperaturas se mantiverem baixas" e que a previsão do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) é que tal aconteça até ao final da semana.
"Essa é uma avaliação que vamos fazer todos os dias e manteremos o plano até ser necessário", acrescentou.
O plano de contingência da Câmara de Lisboa para proteger os sem-abrigo do frio foi ativado às 19:00 de segunda-feira, com a abertura deste centro de apoio no pavilhão desportivo da Graça.
Aqui há distribuição de roupa e agasalhos, refeições e a hipótese de quem quiser tomar ali banho.Além deste apoio, as equipas de rua da cidade estão a distribuir comida quente e agasalhos por equipas de rua.
Marcelo surpreendido com número de sem-abrigo
Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se surpreendido com o número de pessoas sem-abrigo no território português.
Durante a visita ao pavilhão que está a ajudar na resposta à vaga de frio, o Presidente da República afirmou, ainda assim, que acredita que a Estratégia Nacional para Integração de Pessoas Sem Abrigo vai permitir reduzir este número até 2023.
Metro abre estações para acolher sem-abrigo
Também as estações do Rossio, Saldanha, Oriente e Intendente do Metropolitano de Lisboa estão abertas durante a noite para acolher esta população.
O plano de contingência da Câmara de Lisboa em relação ao frio é, normalmente, ativado quando se verificam temperaturas mínimas de três ou menos graus celsius por dois dias consecutivos, mas estes critérios podem ser alterados pela sensação térmica.
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), disponíveis no seu site, as temperaturas mínimas rondarão os cinco graus celsius na segunda-feira, passando para quatro na terça-feira e para três na quarta e quinta-feira.
Com Lusa