Última atualização às 15:40
Esta operação, denominada Lex, foi realizada pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) e decorreu no âmbito de um inquérito que corre termos no Supremo Tribunal de Justiça, coadjuvado pelo Departamento Central Investigação e Ação Penal.
A Polícia Judiciária adianta, em comunicado, que durante a operação foram realizadas 33 buscas, sendo vinte domiciliárias, três a escritórios de advogados, sete a empresas e três a postos de trabalho.
Comunicado da Polícia Judiciária na íntegra:
"A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), realizou uma operação a nível nacional, tendente a confirmar a eventual prática dos crimes de corrupção, recebimento indevido de vantagem, branqueamento, tráfico de influências e fraude fiscal qualificada, no âmbito de um inquérito que corre termos no Supremo Tribunal de Justiça, coadjuvado pelo Departamento Central Investigação e Ação Penal.
No decurso da operação foram realizadas 33 buscas, sendo vinte domiciliárias, três a escritórios de advogados, sete a empresas e três a postos de trabalho.
Foram ainda detidos quatro homens e uma mulher, sendo dois advogados e um terceiro oficial de justiça, e constituídos vários arguidos.
A operação contou com a participação de cerca de centena e meia de investigadores da Polícia Judiciária.
Os detidos irão ser presentes à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas".
Luís Filipe Vieira constituído arguido
Luís Filipe Vieira ainda não terá sido notificado da condição de arguido e será em breve ouvido pelas autoridades. Inspetores da Judiciária estiveram esta manhã em casa do presidente do Benfica, num condomínio privado em Algés.
O Sport Lisboa e Benfica confirmou entretanto buscas no Estádio da Luz, no âmbito de uma investigação judicial, mas garante que estas nada têm a ver com o clube.
Foram feitas já cinco detenções, entre os detidos contam-se dois advogados - José Santos Martins e o seu filho, considerados pela investigação "testas de ferro" de Rui Rangel - e um oficial de justiça.
As buscas realizadas incluíram a casa e o gabinete do juiz desembargador do Tribunal de Relação de Lisboa Rui Rangel, a SAD do Benfica, a casa do presidente do clube, Luís Filipe Vieira, assim como residências da ex-mulher de Rui Rangel, a juíza Fátima Galante, do advogado José Sousa Martins e do seu filho.
Os detidos irão ser presentes à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.
A operação contou com a participação de cerca de 150 investigadores da Polícia Judiciária.
Com Lusa