De acordo com o IPMA, os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro e a Madeira vão estar entre as 00:00 de sexta-feira e as 12:00 de sábado sob aviso laranja por causa do estado do mar.
O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga e Coimbra sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima entre as 00:00 de sexta-feira e as 18:00 de sábado, com ondas de quatro a cinco metros.
Estes quatro distritos estão também sob aviso amarelo devido à queda de neve acima dos 800/1000 metros de altitude entre as 00:00 de hoje e as 12:00 de sábado.
O aviso laranja significa que existe "uma situação meteorológica de risco moderado a elevado", enquanto o amarelo diz respeito a "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".
A queda de neve levou também o IPMA a emitir um aviso amarelo, em vigor entre as 00:00 de hoje e as 12:00 de sábado, para os distritos de Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.
O IPMA colocou ainda a Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de vento de noroeste com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora, sendo de 100 quilómetros/hora nas terras altas, entre as 06:00 de sexta-feira e as 08:00 de sábado.
Por causa do mau tempo, o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira emitiu um aviso relativo a agitação marítima e ventos fortes no arquipélago entre as madrugadas de quinta-feira e de sábado devido à passagem de uma superfície frontal fria.
O SRPC aconselha as pessoas a evitarem circular nas zonas costeiras, estarem atentas às informações da Meteorologia e seguirem as indicações da Proteção Civil e das forças de segurança.
Atendendo à forte ondulação, o SRPC alerta para as medidas habituais de autoproteção, como tomar atenção à eventual afetação de edifícios localizados junto à costa ou a praias.
No 'site' do serviço regional - www.procivmadeira.pt - é mantida "permanentemente atualizada, em articulação com o Observatório Meteorológico do Funchal, a informação relativa à evolução da situação meteorológica".
Seis barras marítimas estão hoje fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas devido à forte agitação do mar, de acordo com a informação disponível na página de internet da Marinha Portuguesa.
Segundo a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de hncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido à previsão de agitação marítima.
As barras marítimas de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.
O estado do mar levou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro e a Madeira entre as 00:00 de sexta-feira e as 12:00 de sábado.
Também os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga e Coimbra estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima entre as 00:00 de sexta-feira e as 18:00 de sábado, com ondas de quatro a cinco metros.
Com Lusa