País

Mau tempo na Madeira, entre quinta e sábado, alerta Proteção Civil

O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira emitiu hoje um aviso relativo a agitação marítima e ventos fortes no arquipélago entre as madrugadas de quinta-feira e de sábado. Estas condições meteorológicas devem-se à passagem de uma superfície frontal fria.

(Lusa/ Arquivo)
HOMEM DE GOUVEIA

O SRPC aconselha as pessoas a evitarem circular nas zonas costeiras, estarem atentas às informações da Meteorologia e seguirem as indicações da Proteção Civil e das forças de segurança.  "Associado à aproximação e passagem de superfície frontal fria pelo arquipélago da Madeira, prevê-se a partir da madrugada do dia 16, quinta-feira, até ao meio da tarde do dia 17, sexta-feira, a ocorrência de períodos de chuva e aguaceiros que poderão ser moderados em todo o arquipélago da Madeira, em particular nas regiões montanhosas", refere o aviso. 

O serviço acrescenta que, "associado à formação de uma depressão a sul da Gronelândia, que se irá deslocar em direção à costa de África. Com passagem entre a Madeira e o Algarve, ocorrerá forte agitação marítima na região da Madeira, em particular na costa norte e em Porto Santo". 

O SRPC prevê, por isso, que a partir da madrugada do dia sexta-feira deverá registar-se um aumento progressivo da altura significativa das ondas, as quais deverão atingir valores da ordem de oito metros entre o fim da tarde desse dia e o fim da madrugada de sábado. Para o final da manhã de domingo prevê-se uma diminuição destes valores para os três e os quatros metros.

Associado à mesma depressão, o SRPC prevê igualmente para o período compreendido entre a madrugada sexta-feira e a tarde de sábado a ocorrência de vento forte a muito forte. As regiões montanhosas, em particular, vão ser afetadas com rajadas que poderão atingir valores da ordem dos 80 a 100 quilómetros horários, na costa norte e na costa sul entre a Ponta do Pargo e a Ponta do Sol".

Atendendo à forte ondulação, o SRPC alerta para as medidas habituais de autoproteção, como tomar atenção à eventual afetação de edifícios localizados junto à costa ou a praias. 

No site do serviço regional é "permanentemente atualizada, em articulação com o Observatório Meteorológico do Funchal, a informação relativa à evolução da situação meteorológica". 

(LUSA)

Últimas