Opinião

"Trump tem forma muito pouco democrática e até pouco americana de resolver problemas"

Luís Ribeiro, comentador SIC, analisa os últimos desenvolvimentos da política externa (e interna) dos Estados Unidos da América, mas também da Rússia, da Ucrânia e da Venezuela.

Luís Ribeiro

Donald Trump tem em vista um plano para pôr em prática a seguir à guerra no Médio Oriente. Luís Ribeiro, comentador SIC, considera que o presidente dos Estados Unidos está a pôr “a carroça à frente dos bois”, uma vez que a paz na Faixa de Gaza é ainda uma miragem. 

O comentador diz que há um abandono completo do que estava em cima da mesa nas negociações, que estavam a ser mediadas pelo Qatar. O caminho a seguir agora será só a destruição do Hamas, o que dificulta a libertação de todos os reféns ainda nas mãos daquele grupo – exigida pela população israelita.  

E, se as eleições fossem hoje, Benjamin Netanyahu perdia. Mas o primeiro-ministro de Israel, afirma Luís Ribeiro, está mais interessado em “alimentar falcões de extrema-direita" do que em responder à vontade do povo.  

Também quando se olha não para a política internacional, mas para dentro de portas, o presidente dos Estados Unidos da América está a dar que falar. Isto por causa dos saneamentos que está a levar a cabo na administração norte-americana. 

Trump tem uma forma estranha, muito pouco democrática e muito pouco americana até, de resolver problemas”, declara Luís Ribeiro.  

Já a Rússia prepara-se para abandonar os tratados anti-tortura. Para Luís Ribeiro, trata-se do “fim da hipocrisia” russa, porque há muito que as convenções não eram respeitadas, sustenta.

Últimas