Olhares pelo Mundo

Descoberta rara no Peru revela segredos dos “Guerreiros das Nuvens”

Duas pontas de bastão cerimonial e mais de 200 estruturas antigas foram descobertas na remota região de Amazonas, no Peru. O achado arqueológico lança nova luz sobre a enigmática cultura Chachapoyas.

Elisa Macedo

Ana Isabel Pinto

Arqueólogos no Peru anunciaram a descoberta de duas raras pontas de bastão cerimonial - também conhecidas como “cabeças de clava” - no sítio arqueológico de Ollape, na região de Amazonas. O achado, acompanhado pela identificação de mais de 200 estruturas antigas, representa um avanço significativo no estudo da misteriosa civilização Chachapoyas, apelidada de “Guerreiros das Nuvens”.

As peças, esculpidas com detalhe, eram fixadas na extremidade de bastões que podem ter desempenhado terão funções cerimoniais, simbólicas ou bélicas.

Segundo os especialistas, o friso em ziguezague, inédito na região, que foi encontrado no complexo arquitetónico sugerem que Ollape foi um importante centro cerimonial e residencial.

“Isto dá-nos uma nova compreensão da sociedade que se desenvolveu durante o período intermédio tardio aqui nesta região”, afirmou à agência Reuters o arqueólogo Pablo Luis Solis, do Instituto de Investigação em Arqueologia e Antropologia de Kuelap (INAAK), responsável pela escavação em colaboração com a Universidad Nacional Toribio Rodríguez de Mendoza.

A descoberta poderá redefinir os limites conhecidos e a complexidade da civilização Chachapoyas, uma cultura cuja herança continua, em grande parte, por desvendar.

Últimas