Yhorby Ventura, um técnico de refrigeração e artista de Maracaibo, Venezuela, tem dado uma nova vida a materiais recolhidos no lixo transformando-os em esculturas de animais e personagens de filmes. O objetivo é claro: consciencializar a comunidade para a reciclagem.
Apesar dos esforços das autoridades locais para resolver o problema do lixo em Maracaibo, que gera cerca de 1.500 toneladas de lixo diariamente, os hábitos culturais e os desafios de infraestrutura persistem, pelo que o venezuelano decidiu colocar mãos à obra.
"Assumi essa responsabilidade como vítima direta e como cidadão"
Tudo começou com o reaproveitamento de resíduos encontrados perto de sua casa e oficina, na capital do estado de Zulia, antigo centro da indústria petrolífera da Venezuela. Do lixo para a arte foi um pequeno passo quando o venezuelano, que também estudou design gráfico e fotografia, começou a exibir as suas obras de arte em frente à sua casa.
"Quando me mudei para cá, havia um terreno em frente à minha casa e as pessoas tinham o hábito de atirar o lixo para lá ou despejá-lo ali. Até duas vezes por ano, incineravam aquele lixo e todos os que moravam à volta eram afetados. Então eu decidi: 'Não, preciso de fazer alguma coisa'. Assumi essa responsabilidade como vítima direta e como cidadão, para consciencializar as pessoas a pararem de atirar lixo", afirmou.
Esculturas de personagens de filmes como os Minions e Transformers, animais como abelhas ou formigas, tudo criado a partir do lixo, passaram a ser expostas em Maracaibo e Ventura planeia expandir a sua coleção com novas criações.
Uma das esculturas de maior destaque é o 'Transformer', criado com "materiais reciclados de oficinas de refrigeração e mecânica, e de consertos de ar condicionado".
Ventura afirma que "a que mais chamou a atenção foi a iguana mollejua", feita de borracha, e que pretende continuar o seu trabalho de consciencialização para a reciclagem na sua comunidade.