Olhares pelo Mundo

Universidade do Peru anuncia clonagem de cavalo considerado "património da nação"

O cavalo de passo peruano é visto por muitos como o cavalo nacional do Peru. A clonagem deste animal foi o resultado de um projeto multidisciplinar que começou a ser desenvolvido há quatro anos.

Elisa Macedo

Ana Isabel Pinto

Uma universidade peruana anunciou o nascimento do primeiro clone do cavalo de passo peruano. Preservar e reproduzir animais de alto valor genético é o objetivo deste projeto, que comunicou este mês o resultado de um trabalho que começou a ser desenvolvido há quatro anos.

O feito científico foi alcançado por uma equipa multidisciplinar da Universidade Nacional Toribio Rodriguez de Mendoza (UNTRM) e aliados estratégicos que utilizaram no processo tecnologia de transferência nuclear de células somáticas.

Para fazer essa clonagem foi utilizada uma amostra de tecido epitelial pertencente ao criador denominado "AV Ejecutivo", informou a 17 de agosto William Bardales Escalante, diretor do instituto de pesquisa da universidade.

A partir desse tecido foram obtidas células de fibroblastos para a geração de embriões clones que foram então implantados em éguas.

"Em 2017 iniciámos o processo de pesquisas e tecnologias, através do projeto Criação do Serviço de Ensino e Pesquisa em Equinos, para concretizar o projeto baseado no cavalo de passo peruano, que é um animal considerado património da nação e que para nós é muito importante poder dar apoio à sociedade que está envolvida nesta atividade," explicou William Bardales Escalante.

O objetivo da clonagem desse animal, segundo o investigador universitário Nilton Murga Valderrama, é preservar e reproduzir animais de alto valor genético.

O cavalo de passo peruano, considerado por muitos como o cavalo nacional do Peru, foi levado pelos espanhóis e outros europeus para o continente americano.

Foi originalmente criado para ser capaz de cavalgar em grandes propriedades e viajar entre vales ao longo da costa desértica do Peru.

Com Reuters

Últimas