Mundo

Trump corta fundos a emissoras que transmitiam para países que vivem em ditadura

Os contratos de todos os 1.300 jornalistas e funcionários da Voz da América foram suspensos. Foram durante décadas uma importante fonte de informação livre de censura.

SIC Notícias

A administração de Donald Trump cortou os fundos a vários órgãos de comunicação social, incluindo a Rádio Voz da América, que transmitia em mais de 40 idiomas e era a única fonte de informação livre em países que vivem em ditadura.

Os contratos de todos os 1.300 jornalistas e funcionários da Voz da América foram suspensos. O mesmo acontece a quem trabalha na Rádio Europa Livre e a Rádio Liberdade.

Fazem parte de uma rede norte-americana de rádio e televisão que transmite internacionalmente em mais de 40 idiomas. Foram durante décadas uma importante fonte de informação livre de censura.

Mas há quem as queira ainda manter de pé, e o assunto há de ser discutido em Bruxelas.

“Será que vemos valor em tal organização e transmissão para países como a Rússia, Bielorrússia, Irão e muitos outros? E se sim, o que estamos dispostos a fazer para manter esse serviço?”, questiona o ministro dos Negócios Estrangeiros da República Checa.

A decisão de Donald Trump apoiada por Elon Musk foi duramente criticada por várias organizações, como a Repórteres Sem Fronteiras.

Últimas