Mundo

Maior telescópio do mundo está a ser construído no Chile e promete revolucionar a astronomia

O Observatório Europeu do Sul (ESO) está a construir o maior telescópio do mundo no Chile. O projeto pretende revolucionar todas as áreas da Astronomia e estima-se que esteja pronto em 2028.

SIC Notícias

O céu está prestes a ser contemplado por uma nova estrela tecnológica construída no Chile. No meio do árido deserto de Atacama monta-se um novo telescópio que por ser, extremamente grande, sobressai nas imagens como um monumento que promete revolucionar a astronomia. A primeira missão é detetar vida fora da Terra.

Com este gigante será possível, por exemplo, encontrar as primeiras estrelas e galáxias do universo. Espera-se que o novo telescópio seja a maior instalação do mundo nas próximas décadas.

Com um espelho principal de 39 metros de diâmetro formado por quase 800 segmentos hexagonais, o telescópio que vai pesar 200 toneladas vai permitir observações do universo detalhadas ao pormenor.

Apesar de ainda não estar totalmente concluído, o novo telescópio avaliado 1.450 milhões de euros, terá um poder de observação até 16 vezes maior do que os atuais. Se as previsões não falharem, será possível alcançar as primeiras observações científicas dentro de três anos.

Últimas