Mundo

Pelo menos sete pessoas já morreram na pior tempestade de neve dos últimos 10 anos nos EUA

Nos últimos dias, nevões intensos provocaram transtornos em várias partes do mundo desde a Alemanha e o Reino Unido até aos Estados Unidos da América, onde a tempestade Blair afetou a vida de milhões de pessoas.

Gaspar Castro

António Soares

Nos Estados Unidos, a maior tempestade de inverno da última década teve impacto em 30 estados, da zona centro-oeste até à costa leste. Milhares de voos foram cancelados e centenas de milhares de casas tiveram falhas na rede elétrica.

Pelo menos sete mortes foram já atribuídas ao mau tempo, a maioria devido a acidentes na estrada. A tempestade provocada por um vórtice polar levou condições climáticas adversas a regiões não habituadas a invernos tão rigorosos como a zona norte do Texas, onde cidadãos sem-abrigo receberam doações de casacos para aguentarem as noites. 

A capital do país, Washington DC, ficou pintada de branco, com acumulações de neve entre os 15 e os 30 centímetros obrigando ao encerramento de escolas e escritórios governamentais. 

Ainda assim, houve quem conseguisse aproveitar, por exemplo, para fazer bonecos de neve e mesmo com temperaturas ainda mais baixas do que o habitual, repetiu-se uma tradição anual: uma enorme batalha de bolas de neve. 

Diversas zonas da Europa enfrentam também constrangimentos devido à neve, com falhas na rede elétrica e nos transportes em países como França, Suíça, Alemanha e Reino Unido. 

Os aeroportos de Manchester e Liverpool já tiveram mesmo de encerrar temporariamente as pistas.

Últimas