A princesa de Gales do Reino Unido revelou, num vídeo partilhado esta sexta-feira, que foi diagnosticada com cancro e que está a fazer quimioterapia. A doença foi descoberta em exames feitos após a cirurgia abdominal a que foi submetida em janeiro.
Numa mensagem em vídeo divulgada na conta oficial X do casal, Kate Middleton explicou que os testes subsequentes à cirurgia detetaram um cancro. Ainda assim, num tom de esperança, afirma que está a ficar “bem e a mais forte”.
"A minha equipa médica aconselhou que me submetesse a quimioterapia preventiva e estou agora nas fases iniciais desse tratamento", disse.
Kate Middleton, de 42 anos, passou duas semanas no hospital em janeiro, depois de ter sido submetida a uma cirurgia abdominal “planeada e bem sucedida”.
"É claro que isto foi um grande choque, e o William e eu temos feito tudo o que podemos para processar e gerir isto em privado para o bem da nossa jovem família".
Também o Rei Carlos III revelou em fevereiro que foi diagnosticado com cancro, vendo-se obrigado a adiar os seus compromissos públicos.
“Vou ficar bem”, afirma Duquesa de Cambridge
O seu gabinete, o Palácio de Kensington, disse que não daria mais detalhes sobre o tipo de cancro.
O palácio afirmou ainda que a princesa está em recuperação e que a quimioterapia preventiva começou em fevereiro.
Após a operação, o palácio disse que Kate só regressaria às funções oficiais depois da Páscoa, mas a sua ausência da vida pública provocou intensa especulação nas redes sociais.
A princesa e William queriam privacidade sobre o cancro até que os filhos, o príncipe George, de 10 anos, a princesa Charlotte, de 8 anos, e o príncipe Louis, de 5 anos, iniciassem as férias escolares, que começaram na sexta-feira.
"Demorei algum tempo a recuperar de uma grande cirurgia para poder iniciar o meu tratamento. Mas, mais importante, levou-nos tempo para explicar tudo ao George, à Charlotte e ao Louis de uma forma apropriada para eles e para lhes assegurar que vou ficar bem", disse.
"Como lhes disse, estou bem e a fortalecer-me todos os dias, concentrando-me nas coisas que me vão ajudar a sarar: na minha mente, no meu corpo e no meu espírito."
Casa Branca desejou as melhoras à princesa
Cerca de 45 minutos depois do anúncio, a Casa Branca manifestou-se sobre o estado de saúde de Kate Middleton, desejando uma “recuperação completa” à princesa.
A porta-voz do Governo norte-americano disse que os pensamentos dos americanos estavam com Kate Middleton.
"Estamos incrivelmente tristes com a notícia", disse Jean-Pierre numa conferência de imprensa regular, desejando a Kate uma recuperação total.
A porta-voz da Casa Branca esclareceu que os funcionários da Casa Branca apenas souberam da notícia quando o vídeo de Kate Middleton foi publicado.
Rei Carlos III "muito orgulhoso" de Kate
O Rei Carlos III disse, esta sexta-feira, estar orgulhoso da Princesa de Gales, pela coragem que demonstrou em falar sobre o seu tratamento, depois de ter sido descoberta com cancro.
Carlos está "muito orgulhoso de Catarina pela sua coragem em falar como o fez" e "manteve o contacto mais próximo com a sua amada nora ao longo das últimas semanas", depois de terem passado algum tempo juntos no hospital, disse um porta-voz do Palácio de Buckingham.
Charles e a sua mulher Camilla "continuarão a oferecer o seu amor e apoio a toda a família durante este período difícil", acrescentou o porta-voz.