Pelas ruas de Montevidéu, no Uruguai, já se celebra o Carnaval, considera o mais longo do mundo. A inauguração aconteceu na quinta-feira, numa das principais avenidas da capital.
Com caras pintadas, muita cor, carros alegóricos e fatos à altura, os foliões desfilaram na avenida "18 de Julio", uma das mais conhecidas de Montevidéu, capital do Uruguai. O Carnaval celebra-se por todo o país, mas a maior parte das manifestações culturais decorrem na capital.
Começou em 1874. Desde aí, “bebeu de muitas fontes” para se tornar o que é hoje: o Carnaval mais longo do mundo, com cerca de um mês e meio de duração. São autênticos espetáculos de dança, canto, teatro e até comédia, com inúmeras performances e desfiles, até meados de março, pelas ruas da capital e no Teatro de Verano Ramón Collazo.
Por esses dias, milhares de pessoas saem à rua e a salas de espetáculo, sobretudo à noite. Um dos momentos altos é o concurso de Carnaval. Ao longo de 30 noites, os grupos vão-se apresentando.
No Uruguai, o Carnaval dura cerca de 40 dias. Em vez do samba, como no Brasil, quem dita vista à festa é o candombe, de origem africana, e a murga, com raízes espanholas. E em vez dos blocos e dos desfiles de escolas de samba, há comparsas e, com mais de 2500 tambores, o desfile de Llamadas, que acontece há cerca de 70 anos.