Mundo

Descobertas novas espécies marinhas nas águas de Timor-Leste

Foram identificadas 130 espécies diferentes, sendo que cerca de 30 são potencialmente novas para a ciência. As descobertas têm agora de ser descritas para publicação em revistas científicas.

Maria José Mendes

Vítor Moreira

Um grupo de investigadores portugueses terá descoberto novas espécies de moluscos coloridos na costa norte de Timor-Leste.

São pequenas lesmas do mar cheias de cor... muitas parecem desenhadas de uma forma meticulosa. A maioria ronda um centímetro de comprimento. São pequenos, sabem esconder-se, mas também têm de se proteger dos predadores.

A ciência estuda estas substâncias tóxicas por acreditar que podem ser usadas, por exemplo, em novos medicamentos. A expedição, que contou com investigadores portugueses do MARE, esteve durante duas semanas na costa norte de Timor-Leste e identificaram 130 espécies diferentes de nudibrânquios, destes cerca de 30 são potencialmente novas para a ciência.

Há por enquanto poucos estudos sobre a biodiversidade marinha em Timor Leste, embora a Ilha de Ataúro já tenha sido apontada como um dos locais com maior diversidade de peixes no mundo.

Últimas