Mundo

Baleia de espécie em extinção dá à costa numa praia na Califórnia

Desconhecem-se as causas da morte da jovem baleia-comum fêmea, encontrada no domingo em Mission Beach.

SIC Notícias

Uma baleia-comum com 16 metros de comprimento apareceu morta numa praia de San Diego, no estado norte-americano da Califórnia. As autoridades não encontraram nenhum sinal que possa ajudar a identificar a causa da morte da jovem baleia fêmea, encontrada no domingo em Mission Beach e posteriormente rebocada para o mar.

As baleias-comuns são as segundas maiores baleias do mundo, depois das baleias azuis. Podem atingir perto de 25 metros de comprimento e pesar cerca de 50 toneladas. Estão ameaçados de extinção e estima-se que existam cerca de 8.000 na Costa Oeste, de acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos.

“Não parecia estar morta há muito tempo porque não havia muitas evidências de decomposição, mas também não havia nenhum sinal óbvio da causa da morte”, explicou à agência Reuters Michael Milstein, porta-voz da região da Costa Oeste da NOAA Fisheries.

Nos casos em que baleias morreram devido a incidentes com navios, muitas vezes há evidências de marcas de hélices, mas desta vez os especialistas não notaram nada parecido, disse Milstein.

Os investigadores recolheram amostras de tecidos e estão a tentar determinar a causa da morte.

Uma retroescavadora, um jet ski e um barco operaram em conjunto para retirar a baleia que teve de ser rebocada ao longo de uma distância de 1,5 quilómetro da costa até que acabou por submergir no mar.

Milstein referiu também que não é vulgar ver baleias-comuns encalhadas ao longo da Costa Oeste.

A espécie tende a permanecer em águas mais profundas em comparação com as baleias cinzentas, que viajam entre 16.000 a 22,5 quilómetros ao longo da costa em migrações anuais.

Últimas