O Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros demonstrou esta quinta-feira apoio ao secretário-geral da ONU no apelo para que o Conselho de Segurança da ONU declare um cessar-fogo para evitar "um colapso total da situação humanitária em Gaza".
"Apelo aos membros da União Europeia no Conselho de Segurança da ONU e aos parceiros que partilham as mesmas ideias para que apoiem o apelo do secretário-geral da ONU, António Guterres", afirmou Josep Borrell na conta oficial da rede social X.
"O Conselho de Segurança das Nações Unidas tem de atuar imediatamente para evitar o colapso total da situação humanitária em Gaza", acrescentou.
Borrell apelou também a Israel para que "permita que todas as agências da ONU, incluindo a coordenadora residente e humanitária, Lynn Hastings, prestem apoio urgente aos civis em Gaza".
É a primeira vez, desde que iniciou o mandato em 2017, que António Guterres invoca o artigo 99 da Carta das Nações Unidas, que estabelece que o secretário-geral "pode levar ao conhecimento do Conselho de Segurança qualquer assunto que possa ameaçar a manutenção da paz e da segurança no mundo".