Mundo

Os gatos têm mais de 270 expressões faciais (e há um responsável)

Uma das investigadoras registou 186 reações de gatos em 194 minutos de vídeo, que foram depois analisadas por um sistema de codificação. 45,7% eram amigáveis, 37% agressivas.

Canva

SIC Notícias

Os gatos têm 276 expressões faciais diferentes, sobretudo os domésticos, revela um estudo norte-americano. As investigadoras, que registaram interações de dezenas de gatos durante 10 meses, em Los Angeles, mostraram-se surpreendidas com o número de expressões distintas.

Pupilas contraídas, orelhas achatadas, movimento do bigode e das orelhas, língua de fora. Os pormenores contam.

A investigação conclui que a domesticação é responsável pelo número de expressões faciais. Ou seja, os gatos domésticos têm maior variedade de interações.

"O estudo demonstra que a comunicação dos gatos é mais complexa do que se supunha", disse Brittany Florkiewicz, coautora do estudo e psicóloga do Lyon College, à CNN, acrescentando que as descobertas sugerem que a domesticação tem um impacto significativo nas expressões faciais.

Lauren Scott, autora principal e estudante de medicina na Universidade de Kansas, filmou 53 gatos no CatCafé Lounge, em Los Angeles, uma organização sem fins lucrativos, entre agosto de 2021 e junho de 2022. Os animais eram adultos, de pelo curto, de ambos os sexos e todos castrados ou esterilizados.

Dos 194 minutos de vídeo recolhidos, foram observadas 186 reações. As expressões foram analisadas no Cat Facial Action Coding System, um sistema de codificação criado para gatos. 45,7% das expressões eram amigáveis, enquanto 37% eram agressivas.

Quando é que são amigáveis e agressivas? Quando as orelhas e os bigodes se movimentam para a frente enquanto os olhos se fecham são expressões amigáveis. Já quando as pupilas estão dilatadas e as orelhas achatadas para a frente, a expressão é agressiva.

A investigação “Feline Faces: Unraveling the Social Function of Domestic Cat Facial Signals”, de Lauren Scott e Brittany Florkiewicz, foi publicada na revista Behavioral Processes. As especialistas sugerem que a amostra seja alargada a gatos de outros locais e que vivam em ambientes diferentes. Por outro lado, apontam para a necessidade de um estudo centrado no significado das expressões.

Últimas