Mundo

Mulher detida na Austrália por suspeita de envenenar a família com cogumelos

Num almoço de família no final de julho, três pessoas morreram, uma ficou à beira da morte e a quinta foi agora detida por suspeita de envenenar os familiares.

Erin Patterson

SIC Notícias

A polícia australiana anunciou esta quinta-feira que prendeu uma mulher de 49 anos pela morte de três idosos em agosto, depois de consumirem cogumelos venenosos num almoço que a mulher lhes ofereceu, noticia a imprensa local.

A polícia do estado de Victoria fez buscas a casa de Erin Patterson com a ajuda de cães treinados e irá interrogar a mulher.

"A detenção de hoje é apenas mais um passo no que tem sido uma investigação complexa e completa conduzida por detetives de homicídios e que ainda não terminou", disse Dean Thomas, o detetive encarregado da investigação, em conferência de imprensa.

Mortes por envenenamento por cogumelos: o mistério do almoço em família

Don Patterson, a esposa, Gail, e a sua irmã Heather Wilkinson ficaram doentes e mais tarde morreram após o almoço de 29 de julho em Leongatha, uma pequena cidade rural a cerca de 135 km a sudeste de Melbourne.

O marido de Heather Wilkinson, Ian, pastor numa cidade próxima, chegou a ser hospitalizado em risco de vida, mas recebeu alta do hospital em setembro.

Na altura, Erin disse à polícia que não pretendia envenenar os seus convidados e também foi hospitalizada após o almoço.

A polícia acredita que comeram cogumelos cicuta verde - também conhecidos por amanita, chapéu-da-morte, rebenta-boi - que são altamente letais se ingeridos. Os investigadores dizem que não têm certeza se Erin comeu a mesma comida que os seus convidados.

Erin está separada do marido - que é filho de Gail e Don Pattersons - mas garante que a separação foi "amigável". Afirmou à polícia que "não consegue perceber o que aconteceu".

Outros envenenamentos por cogumelos selvagens

Com o aumento da popularidade de apanhar cogumelos selvagens, com os venenosos muitas vezes a serem confundidos com fungos comestíveis, não é a primeira vez que há envenenamento do género no estado de Victoria .

Em 2020, uma onda de envenenamentos em Victoria colocou oito pessoas no hospital, uma das quais morreu.

As autoridades voltaram a pedir às pessoas que não comam cogumelos silvestres que colheram.

Últimas