O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, apelou, neste sábado, a israelitas e palestinianos para "agirem razoavelmente" e evitarem uma escalada de violência, após os ataques lançados pelo Hamas a partir da Faixa de Gaza.
"Apelamos a todas as partes para que atuem de forma razoável e se abstenham de agir impulsivamente, o que aumentaria as tensões", disse o líder turco.
Pelo seu lado, Moscovo pediu "contenção" após os ataques, disse vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, citado pela agência Interfax.
"Estamos em contacto com todos agora. Com os israelitas, os palestinianos e os árabes", disse Mikhail Bogdanov, que também é o enviado do Kremlin para o Médio Oriente e África.
Também a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, num comunicado, apelou aos israelitas e aos palestinos para um "cessar-fogo imediato", expressando a sua "maior preocupação", após a ofensiva do Hamas contra Israel.
"Apelamos às partes palestinianas e israelitas para um cessar-fogo imediato, para renunciarem à violência e para mostrarem a contenção necessária", disse Maria Zakharova.