Foi movida uma ação judicial na última quinta-feira, num tribunal da Califórnia, contra os funcionários de um McDonald's em São Francisco (Estados Unidos), por prenderam “indevidamente” a tampa de um copo de café a escaldar. A cliente de 85 anos, que tinha acabado de o adquirir, na secção de drive-thru, sofreu queimaduras quando a embalagem se abriu inesperadamente.
O advogado de Mable Childress alegou, na denúncia apresentada, que o café "a escaldar" vendido em junho, num drive-thru do McDonald's em São Francisco, derramou-se sobre Childress deixando-a com "queimaduras graves e sofrimento emocional".
“A negligência [dos funcionários] foi um fator substancial para causar danos a Mable Childress”, alegou o advogado da vítima, na denúncia apresentada.
De acordo com o processo, o incidente deixou Childress com cicatrizes na região da virilha.
Mable Childress tentou relatar o incidente a três funcionários do restaurante, que inicialmente “se recusaram” a ajudá-la e depois a “ignoraram”, segundo relata.
Após ter sido ignorada, a cliente saiu do restaurante para procurar ajuda médica para ferimentos.
“Os meus restaurantes têm protocolos rígidos de segurança alimentar, incluindo o formações da equipa, para garantir que as tampas das bebidas quentes estejam seguras”, disse em comunicado o proprietário e operador do McDonald's, Peter Ou.
"Levamos a sério todas as reclamações dos clientes, e quando a senhora Childress nos relatou sua experiência, mais tarde naquele dia, os nossos funcionários e equipa administrativa falaram com ela e ofereceram-lhe assistência. Estamos a analisar detalhadamente esta nova reivindicação legal", acrescentou.
Casos anteriores
Esta não é a primeira vez que a cadeira de restaurantes McDonald's enfrenta um processo judicial, devido à temperatura das bebidas que vende.
Em 1992, um tribunal ordenou que a empresa pagasse quase 3 milhões de dólares americanos (o equivalente a 2,8 milhões de euros) a uma mulher idosa que sofreu "queimaduras graves", causadas por uma chávena de café de 45 cêntimos, que foi aquecida a uma temperatura entre 180 e 190 graus Celsius