Mundo

McDonald's vai (ou não) deixar de vender batatas fritas?

A partir do próximo dia 7 de março, e durante algumas semanas, a cadeia de fast food vai substituir a oferta de batatas fritas por palitos de vegetais. Vai acontecer em França. E por cá está a pensar a McDonald's Portugal em algo semelhante? A SIC Notícias foi procurar saber.
Canva

SIC Notícias

Ana Lemos

A notícia que chegou esta segunda-feira de França apanhou tudo e todos de surpresa. “McDonald's substitui as batatas… por palitos de legumes”. As reações de espanto e contestação não se fizeram esperar. Quererá a McDonald´s acabar com as batatas fritas? Talvez não queira acabar mas em França vai fazer uma experiência mais saudável. Mas, respire fundo, as batatas fritas não vão acabar nem em França, nem por cá.

Então, o que se vai passar? A partir do próximo dia 7 de março, a cadeia de fast food vai substituir, em todos os restaurantes franceses, as batatas campestres (opção que não existe no menu português) por palitos de vegetais, nomeadamente cenoura, cherovia e beterraba.

De acordo com o jornal Le Parisien, que publicou a notícia que deixou muitos clientes aflitos, esta mudança vai durar entre três a quatro semanas. O objetivo é testar a recetividade dos consumidores a um acompanhamento mais saudável.

A intenção é ir ao encontro das “novas necessidades dos consumidores” e da diversidade alimentar, explica o diretor de compras da McDonald´s em França.

Os palitos de vegetais vão estar disponíveis em dois tamanhos - médio e grande -, como acompanhamento e não terão custos adicionais.

E por cá, o que vai acontecer?

Perante a reação à notícia que chegou de França e às dúvidas que muitos clientes portugueses tiveram, a SIC Notícias contactou a McDonald's em Portugal para perceber o que se passa.

Em resposta, por escrito, a cadeia de fast food serenou desde logo os ânimos mais exaltados com o possível fim das batatas fritas. “As tradicionais batatas da McDonald’ – French Fries - continuarão disponíveis em todo o mercado francês”, assegura.

Esclarecendo que se “trata de uma campanha local do mercado francês”, e que “não se prevê que (…) venha a ser lançada no mercado português”, a McDonald’s Portugal explica o que vai acontecer por lá.

Em França, e durante um período limitado de tempo, os restaurantes McDonald’s vão substituir as batatas campestres (que não fazem parte do menu português) por palitos fritos de cenoura, beterraba ou cherovia, disponibilizando assim mais escolhas aos consumidores”.

É só isto. Por isso, descanse. As tradicionais batatas da McDonald’s continuarão disponíveis em Portugal e em França.

Últimas