Mundo

Sismo de 4,6 registado no Atlas, em Marrocos

É a réplica mais forte em Marrocos desde o grande sismo da semana passada. Aconteceu na mesma região do epicentro do sismo mortal de dia 8.

Casas danificadas na região do Atlas, após o sismo de dia 8 de setembro.
STRINGER

Rita Rogado

Um sismo de 4,6 na escala de Richter foi registado, esta quinta-feira, na zona montanhosa do Atlas, em Marrocos.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor aconteceu por volta das 06:53, hora local, 05:53 em Lisboa, a uma profundidade de 9,7 quilómetros, perto de Ighil, a aldeia nas montanhas do Atlas que foi o epicentro do sismo mortal.

O abalo desta quinta-feira foi sentido em Marraquexe.

É a réplica mais forte, até agora, registada em Marrocos, desde o sismo de 6,8 na escala de Richter que matou cerca de 3 mil pessoas, feriu mais de 5 mil e destruiu cidades.

Desde o grande terramoto, há seis dias, houve muitos abalos secundários e alguns foram sentidos.

Último balanço do sismo de dia 8

quase 3 mil vítimas mortais, de acordo com o último balanço do Governo marroquino. O número oficial de feridos ainda não parou de aumentar: já ultrapassou os 5.500.

Foi o sismo mais mortífero em Marrocos desde o que praticamente destruiu Agadir, na costa oeste do país, em 29 de fevereiro de 1960, causando 15 mil mortos, um terço da população da cidade.

Há 63 anos, bastaram segundos para um terramoto, com intensidade de 5,7 na escala de Richter, praticamente destruir Agadir.

[Artigo atualizado pela última vez às 09:38]

Últimas