Tempestades violentas continuam a provocar o caos na Grécia, Turquia e Bulgária, com inundações que causaram pelo menos cinco mortes.
Na Turquia, a chuva intensa destruiu um parque de campismo e dois turistas foram arrastados pela corrente de água. Além destas duas vítimas mortais, ainda estão desaparecidas outras quatro pessoas.
A torrente de água levou tudo à frente, incluindo estradas principais que tiveram de ser encerradas ao trânsito.
Dois bairros de Istambul foram mais afectados. Ruas e habitações foram devastadas pelas inundações e algumas estações de metro também fecharam portas.
“A chuva torrencial chegou aos limites de Istambul e caiu substancialmente nas zonas viradas a norte dos distritos de Arnavutkoy, Basaksehir e Eyupsultan”, frisou Ekrem Imamoglu, autarca de Istambul.
Bulgária em estado de emergência
Já na Bulgária, o temporal provocou inundações na costa sul do Mar Negro. Duas pessoas morreram e outras três estão desaparecidas.
No mar, as ondas atingiram os dois metros de altura, causando prejuízos avultados nas infraestruturas das praias mais procuradas plos turistas.
Carros e caravanas foram arrastados para o mar, rios transbordaram, a rede eléctrica foi cortada e a população foi aconselhada a não beber água da torneira e a não permanecer nos pisos térreos.
O caos levou a autoridades a declararem o estado de emergência na região.
Depois dos incêndios, Grécia sofre com chuvas intensas
A polícia grega proibiu o trânsito na cidade central de Volos, na região montanhosa vizinha de Pilion e na ilha turística de Skiathos, uma vez que a precipitação recorde causou pelo menos um morto.
Um homem morreu perto de Volos quando um muro caiu e cinco pessoas estão dadas como desaparecidas, possivelmente arrastadas pelas águas das cheias.
A tempestade sucede a uma sequência de grandes incêndios florestais que atingiram a Grécia nas últimas semanas, alguns dos quais arderam durante mais de duas semanas e destruíram vastas extensões de floresta e de terrenos agrícolas. Mais de 20 pessoas morreram nos incêndios.