Mundo

Brasil: polícias do Rio de Janeiro recebem prémio por cada fuzil confiscado

Os polícias militares e civis da cidade carioca poderão assim receber esta gratificação quando apreenderem esse armamento no exercício das suas funções ou quando estiverem de folga.

Stringer .

SIC Notícias

Lusa

O governo do estado brasileiro do Rio de Janeiro estabeleceu esta segunda-feia um prémio de 5 mil reais (920 euros) aos seus polícias por cada espingarda de assalto (fuzil) confiscada e retirada de circulação.


De acordo com o Diário Oficial, os polícias militares e civis do Rio de Janeiro poderão assim receber esta gratificação quando apreenderem esse armamento no exercício das suas funções ou quando estiverem de folga.


"Essa é mais uma ação estratégica no nosso governo. No primeiro semestre desse ano, as forças de segurança alcançaram a marca de 366 fuzis apreendidos. Fuzil é arma de guerra. Quanto mais tirarmos das mãos de bandidos, menos será necessário que os nossos policiais usem", escreveu o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, nas redes sociais.



De acordo com o decreto, se mais de um polícia fardado estiver envolvido na apreensão, o valor do prémio será dividido entre todos os participantes da ação.

Segundo dados oficiais, as forças de segurança do Rio de Janeiro apreenderam 366 armas de assalto no primeiro semestre deste ano, uma média de dois por dia, um aumento de 64% em relação ao mesmo período do ano passado.

Últimas