Os microfones subaquáticos ultrasecretos da Marinha dos EUA terão detetado a implosão do submarino Titan há vários dias, dizem as autoridades ao jornal The Wall Street Journal.
Esta quinta-feira foram recuperados os destroços do submarino Titan, acabando assim a esperança de encontrar sobreviventes.
A implosão era uma das hipóteses tida em conta que se verificou e agora esta confirmação foi reforçada pela Marinha dos EUA, que utiliza um sistema ultrassecreto de deteção acústica na área onde se encontram os destroços do Titanic. O som da implosão terá sido registado no dia em que o submarino Titan foi dado como desaparecido.
"A Marinha dos EUA conduziu uma análise de dados acústicos e detetou uma anomalia consistente com uma implosão ou explosão nas proximidades de onde o submersível Titan estava a operar quando as comunicações foram perdidas", disse um oficial sénior ao The Wall Street Journal em comunicado.
"Embora não sejam definitivas, essas informações foram imediatamente partilhadas com o comandante do incidente para auxiliar na missão de busca e resgate em andamento".
A Marinha relatou o som ao comando da Guarda Costeira dos EUA, acrescentou o oficial.
A questão que permanece é de onde é que vieram as batidas relatadas anteriormente, que acenderam a chama da esperança? A CBS relata que teriam vindo de outros navios na área.