Mundo

Ciclone Biparjoy obriga à retirada de 180.000 pessoas na Índia e Paquistão

A passagem do ciclone com rajadas de vento de 105 quilómetros por hora provocou estragos em postes elétricos e nos telhados dos edifícios. Até ao momento, não há registo de vítimas.

FRANCIS MASCARENHAS

SIC Notícias

Mais de 180 mil pessoas tiveram de ser retiradas de casa devido à passagem do ciclone Biparjoy, que está a afetar a costa oeste da Índia e o sul do Paquistão. Até ao momento, não há registo de vítimas.

A passagem do ciclone com rajadas de vento de 105 quilómetros por hora provocou estragos em postes elétricos e nos telhados dos edifícios.

O ciclone movimenta-se, lentamente, em direção ao continente asiático, estando prevista uma diminuição da intensidade nos próximos dias. Até sábado são esperadas fortes chuvas na região noroeste da Índia, com previsões de inundações.

No Paquistão, o departamento meteorológico alerta para os ventos fortes (entre 80 e 100 quilómetros por hora), assim como tempestades de pó, trovoada e chuva intensa na província de Sindh.

Antes da chegada do ciclone Biparjoy, ambos os países implementaram medidas de segurança, procurando diminuir o número de vítimas e os danos. Mais de 180.000 pessoas foram retiradas das zona de passagem do ciclone. Animais de pecuária foram também movidos e a atividade de pesca foi suspendida.

Na cidade de Karachi, a maior cidade da região paquistanesa de Sindh, os centros comerciais e lojas foram encerradas. Os pescadores foram também avisados para não se aproximarem da costa.

Últimas