Duas mulheres sem véu foram atacadas com iogurte numa loja, no Irão. O momento foi captado pela câmara de videovigilância e divulgado nas redes sociais, onde se tornou viral.
O ataque aconteceu na passada quinta-feira e as imagens foram divulgadas no sábado pela agência local WANA.
O vídeo mostra as duas mulheres a entrarem numa loja, em Shandiz, e a serem confrontadas por um homem, que lhes atira depois iogurte à cabeça. Nas imagens, é possível ver ainda o dono da loja a retirar à força o homem do espaço comercial.
De acordo com os meios de comunicação local, citados pela agência Reuters, as autoridades judiciais de Shandiz emitiram um mandado de detenção para o homem.
Os meios locais adiantam ainda que as mulheres são mãe e filha. Anteriormente, ambas tinham sido alvo de mandados de prisão por desrespeitarem a lei de vestuário, no Irão.
Este incidente levou o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, a reforçar no sábado que o hijab é lei no país.
Nos últimos meses, um crescente número de mulheres desafiou as autoridades iranianas ao recusar o uso dos véus, em protestos a nível nacional após a morte de Mahsa Amini. A jovem curda de 22 anos foi morta pela polícia da moralidade iraniana, por desrespeitar o rigoroso código de vestuário do país.
Sob a sharia, a lei islâmica no Irão, imposta após a revolução de 1979, as mulheres são obrigadas a cobrir o cabelo e a usar roupas largas para disfarçar o corpo. Quem infringir a lei arrisca uma multa ou até prisão.