Mundo

Jornalista de 27 anos morto em zona de combate na Síria

Um repórter de imagem de 27 anos que cobria os combates na zona este da Síria foi morto, anunciou hoje a estação de televisão árabe al-Mayadeen, para a qual o jornalista estava a trabalhar.

"O repórter de imagem Omar Abdel-Qader foi morto enquanto cobria os  combates em Deir Ezzor", na zona este da Síria, anunciou hoje o canal sem  precisar mais detalhes. 

Esta televisão privada, com sede em Beirute, no Líbano, apoia o regime  sírio do presidente Bachar al-Assad. 

O jovem jornalista, de origem síria, foi morto na montanha de al-Tharda,  nos arredores do aeroporto de Deir Ezzor, onde estava a acompanhar os combates  entre o exército sírio e a oposição armada. 

Em declarações à televisão al-Mayadeen, Issam Zahreddine, o oficial  sírio que dirige as operações militares nesta região da Síria, disse que  Abdel-Qader tinha sito atingido no pescoço por um atirador e que tinha morrido  enquanto era transportado para o hospital militar de Deir Ezzor. 

A Síria é atualmente considerada como o país mais perigoso para os jornalistas,  sendo frequentes as agressões e os sequestros, o que torna a cobertura jornalística  da guerra "quase impossível", segundo um relatório publicado na quinta-feira  pelo Comité de Proteção de Jornalistas, com sede em Nova Iorque. 

Lusa

Últimas