As localidades junto ao Baixo Tejo estão em risco de cheias por causa da descarga das barragens. Os causais do rio devem continuar a subir e a Proteção Civil está atenta a possíveis inundações.
Em São Vicente do Paúl, no distrito de Santarém, há estradas onde é quase impossível passar, segundo o relato do repórter Hugo Garrido.
A contribuir para estas inundações está não só a chuva dos últimos dias, como também as descargas das barragens portuguesas e, sobretudo, espanholas.
Em Vila Nova da Barquinha, o nível das águas está muito acima do que é habitual e as chuvas torrenciais causaram inundações junto ao Castelo de Almourol, como adianta a repórter Tânia Ferreira.
Os conselhos da Proteção Civil
Perante o elevado risco da subida dos caudais, a Proteção Civil aconselhou a população a retirar animais, equipamentos agrícolas, carros ou outros bens das áreas que podem inundar.
Outro dos conselhos é evitar passar em zonas alagadas - seja a pé ou com viaturas.
A ANEPC fez ainda uma lista das vias de comunicação afetadas, que pode ser consultada aqui.
O Plano Especial de Emergência, ativado na sequência do mau tempo registado em Portugal continental, prevê um conjunto de ações de modo a auxiliar as populações em caso de ocorrência de cheias no leito do rio Tejo e a publicação de comunicados sobre a evolução da situação.