Meteorologia

Parque de estacionamento inundado em Constância

O autarca de Constância aconselha a população a seguir as recomendações da Proteção Civil, "nomeadamente a partir do final do dia de hoje e evitar andar na rua".

SIC Notícias

Na vila de Constância, no distrito de Santarém, um parque de estacionamento junto ao rio ficou inundado devido à chuva dos últimos dias.

O presidente da Câmara, Sérgio Oliveira, aconselha a população a seguir as recomendações da Proteção Civil, "nomeadamente a partir do final do dia de hoje e evitar andar na rua".

"Nesta fase há sempre muita curiosidade das pessoas virem aqui junto ao rio, mas tenham cuidado para não se aproximarem demasia das margens porque podem escorregar e cair para dentro do rio."

Ainda no mesmo distrito, as recentes descargas da Barragem de Castelo de Bode provocaram uma subida do caudal do rio Zêzere.

País sob aviso, condições agravam-se ao final do dia

Todos os distritos estão esta quarta-feira sob aviso devido aos efeitos da depressão Martinho, mas o IPMA prevê que tenha mais impacto nas áreas urbanas, onde poderá ocorrer “precipitação intensa em períodos mais curtos”.

“Continua a existir risco de inundações urbanas, sobretudo nas zonas mais próximas do litoral. (...) Nos concelhos do extremo Oeste, como Cascais, Mafra e Sintra, choverá mais”, alerta Nuno Lopes, do IPMA.

Até sexta-feira o acumulado total de precipitação deverá ser entre 70 e 100 milímetros nas regiões Centro e Sul, podendo ser localmente superior no litoral Centro.

Lisboa, Setúbal e Leiria estão já sob aviso amarelo devido à precipitação, mas a partir das 21h00 o aviso passará a laranja. O mesmo acontece nos distritos de Beja e Faro.

Ao longo da manhã e da tarde, todo o país está sob aviso amarelo devido ao vento forte, que, explica Nuno Lopes do IPMA, já se faz sentir com mais intensidade do que no dia de ontem.

Últimas