O vento e agitação marítima já se fazem sentir. Esta quarta-feira, um barco foi arrastado da baía de Cascais até à praia da Rainha, onde se encontra encalhado.
O barco pertence a um cidadão belga que não está em Portugal. As autoridades vão notificar o proprietário para retirar o barco da praia, caso contrário, será o Estado português a fazê-lo.
País sob aviso, condições agravam-se ao final do dia
Todos os distritos estão esta quarta-feira sob aviso devido aos efeitos da depressão Martinho, mas o IPMA prevê que tenha mais impacto nas áreas urbanas, onde poderá ocorrer “precipitação intensa em períodos mais curtos”.
“Continua a existir risco de inundações urbanas, sobretudo nas zonas mais próximas do litoral. (...) Nos concelhos do extremo Oeste, como Cascais, Mafra e Sintra, choverá mais”, alerta Nuno Lopes, do IPMA.
Até sexta-feira o acumulado total de precipitação deverá ser entre 70 e 100 milímetros nas regiões Centro e Sul, podendo ser localmente superior no litoral Centro.
Lisboa, Setúbal e Leiria estão já sob aviso amarelo devido à precipitação, mas a partir das 21h00 o aviso passará a laranja. O mesmo acontece nos distritos de Beja e Faro.
Ao longo da manhã e da tarde, todo o país está sob aviso amarelo devido ao vento forte, que, explica Nuno Lopes do IPMA, já se faz sentir com mais intensidade do que no dia de ontem.