Esta quarta-feira todo o território nacional está sob avisos meteorológicos devido à previsão de chuva, vento e agitação marítima. Na antena da SIC Notícias, Duarte Costa, especialista em alterações climáticas, explica que nas próximas horas é importante “estarmos preparados para o que aí vem”, tomando medidas de precaução.
“Esta zona da área metropolitana de Lisboa mais ocidental, concelho de Cascais, Sintra, são zonas de alto risco. E ventos fortes significam o quê? que as pessoas devem recolher tudo o que tenham nas varandas, terraços, estabelecimentos comerciais que têm esplanadas”.
Duarte Costa alerta que é necessário respeitar os avisos da Proteção Civil e tomar medidas de precaução como evitar deslocações desnecessárias ou permanências em zonas costeiras.
“É normal haver estas tempestades nesta altura do ano, nós é que já não estávamos muito habituados. No entanto, aqui o que é mais anormal até é o vento, este nível de depressão tão cavada, como se diz em termos meteorológicos, ou seja, com ventos muito fortes e que causam danos, isto é menos normal, digamos assim, mas este tipo de chuva é normal e também é normal naquilo que são as projeções climáticas, ou seja (…) vamos ter mais eventos de chuva extrema, e, portanto, vamos ter um desafio maior de armazenamento de água, porque precisamos de armazenar mais água, mas não temos capacidade se ela vier toda de uma vez”.
A partir das 21:00 seis distritos de Portugal Continental - Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro - passam a aviso laranja.