Meteorologia

Quase 700.000 portugueses passam frio dentro de casa

Entre 1 milhão e 2 milhões de portugueses vivem em situação moderada de pobreza energética e cerca de 700.000 numa situação severa.

SIC Notícias

Milhares de portugueses não têm dinheiro para aquecer a casa. Os últimos números indicam que quase 700.000 pessoas vivem em situação de pobreza energética. São dados ainda mais alarmantes numa altura em que algumas zonas do país enfrentam uma vaga de frio polar.

A pobreza energética afeta cada vez mais famílias em Portugal. Com as subidas nos preços da eletricidade e do gás, tentam arranjar alternativas para combater as baixas temperaturas.

Os dados da Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2022-2050 revelam que entre 1 milhão e 2 milhões de portugueses vivem em situação moderada de pobreza energética e cerca de 700.000 numa situação severa. Significa isto que não têm maneira de ter conforto térmico em casa.

O especialista em Eficiência Energética em Edifícios Nuno Henriques afirma que são necessários apoios do Estado para combater o problema. Atualmente está em vigor uma regulamentação que exige maior isolamento térmico na construção das casas.

Últimas