O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu o aviso amarelo para Bragança e Guarda devido à previsão de tempo frio até às 06:00 de sábado, mantendo-se nos outros até quinta-feira.
Os distritos de Viseu, Évora, Porto, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob aviso amarelo até às 11:00 de quinta-feira devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.
O aviso amarelo, o terceiro menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para esta quarta-feira no continente continuação de tempo frio com céu pouco nublado ou limpo, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade no nordeste transmontano e Beira Alta até ao fim da manhã.
A previsão aponta também para vento fraco a moderado, soprando por vezes forte nas terras altas, em especial até ao meio da manhã e para o fim do dia e formação de geada.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os -5 graus Celsius (na Guarda) e os 5 (em Faro) e as máximas entre os 3 (na Guarda) e os 15 (em Faro).
Tempo: mínimas no Norte e Centro podem descer aos 6ºC negativos
Todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo. No interior Norte e Centro, as mínimas podem chegar aos seis graus negativos.
Na quinta-feira há também possibilidade de chuva e uma massa de ar muito fria e seca.
A Proteção Civil e a Direção Geral da Saúde (DGS) aconselham o uso de várias camadas de roupa e a ingestão de sopas e bebidas quentes.
Pedem especial atenção no uso de lareiras ou aquecedores, sendo que a ventilação das casas é importante, perante o risco de incêndio ou de intoxicação por monóxido de carbono.
Na terça-feira, a Câmara Municipal de Lisboa acionou um plano de contingência para que as pessoas em situação de sem-abrigo sejam encaminhadas para o pavilhão municipal Manuel Castel Branco, para receberem refeições quentes e agasalhos.
O plano prevê ainda a criação de sete pontos de concentração, que ficarão localizados no Rossio (Praça Dom Pedro IV), Intendente (entrada da estação de metro/Sapataria Guimarães), Saldanha (entrada da estação metro junto ao Novo Banco), Gare do Oriente (entrada principal), Santa Apolónia (átrio principal da estação), Cais do Sodré (entrada da estação fluvial) e Alcântara (em frente ao pingo doce).