Meteorologia

Frio e neve em Portugal continental: temperaturas podem chegar aos -5ºC

Hoje é o dia da semana em que está prevista uma maior queda de neve que poderá atingir uma altura superior aos dez centímetros.

Castro Daire.
LUSA

SIC Notícias

Durante os próximos dias, os termómetros deverão continuar a descer em todo o país. Algumas regiões poderão chegar às temperaturas negativas. Hoje é o dia da semana em que está prevista uma maior queda de neve que poderá atingir uma altura superior aos dez centímetros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera adianta que há sete distritos do Norte sob aviso vermelho devido à agitação marítima.

A depressão Fien é responsável pelo agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias, prevendo-se frio, chuva e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"O estado do tempo em Portugal continental será influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores e da depressão Fien, induzindo uma forte corrente de noroeste sobre o continente com o transporte de uma massa de ar polar marítimo", descreve o IPMA, num comunicado publicado na sua página da Internet.

O IPMA prevê a queda de neve acima dos 800/1.100 metros de altitude no Norte e Centro do país e a intensificação do vento, com rajadas que em algumas regiões poderão atingir os 120 quilómetros por hora.

A temperatura também irá “descer significativamente” entre terça e quinta-feira, com valores de temperatura mínima abaixo dos 5 graus Celsius, sendo entre -5 C a 0º no interior Norte e Centro e entre 5 C e 8ºC no litoral da região Sul.

Os distritos de Braga, Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Viana do Castelo, Vila Real, Guarda, Porto, Viseu e Bragança estão sob aviso amarelo por causa da queda de neve acima de 800/1.000 metros, descendo a quota para os 500/700 metros entre as 06:00 de terça-feira e as 03:00 de quarta-feira.

Sete distritos do Norte e do Centro sob aviso vermelho devido à agitação marítima

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão passar de aviso laranja para vermelho a partir desta terça-feira à noite devido à agitação marítima até às 06:00 de quarta-feira.

“Ondas de noroeste com 7 a 7,5 metros de altura significativa, podendo atingir a altura máxima de 12 a 14 metros”, segundo o IPMA.

Os distritos de Faro, Setúbal e Beja estão sob aviso amarelo por causa da agitação marítima forte até às 18:00 de terça-feira passando depois a aviso laranja até às 00:00 de quinta-feira.

Sob aviso laranja estão ainda os distritos de Castelo Branco e da Guarda devido à previsão de vento de oeste com rajadas até aos 120 quilómetros por hora nas terras altas.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga por causa do vento forte, prevendo-se rajadas até 100 quilómetros por hora nas terras altas.

Por causa do estado do tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) pediu no sábado à população para que adote medidas preventivas para se defender da "descida significativa da temperatura", acompanhada de precipitação no Minho e Douro Litoral e neve nas terras altas.

Últimas